Sistema de Gerenciamento dos Planos de Melhorias e Reforços (SGPMR)


Visando um melhor gerenciamento das obras indicadas no Plano de Ampliações e Reforços (PAR) e no Plano de Modernização de Instalações (PMI), o Operador Nacional do Sistema Elétrico disponibilizou aos agentes, para cadastramento das obras, o Sistema de Gerenciamento dos Planos de Melhorias e Reforços (SGPMR).

O novo sistema substituiu os dois anteriores – SGPMI (Sistema de Gerenciamento do Plano de Modernização de Instalações) e SGSUP (Sistema de Gerenciamento de Superação) – e concentra obras de melhorias e de reforços consideradas necessárias de serem implementadas, visando a segurança operativa e o aumento da confiabilidade do SIN, em uma única ferramenta.

Para nivelamento das facilidades e vantagens do SGPMR, o ONS realizou reuniões com os Agentes no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis, quando disponibilizou um tutorial sobre o novo Sistema de Gerenciamento. Nas referidas reuniões houve a participação marcante de profissionais das empresas do setor, incluindo representantes do Ministério de Minas e Energia (MME).

A distinção entre melhorias e reforços em instalações de transmissão sob responsabilidade de concessionárias de transmissão foi estabelecida por meio da Resolução Normativa ANEEL nº 443, de 26 de julho de 2011, alterada pela ReN nº 643, de 16 de dezembro de 2014. A Resolução também determina, em seu artigo 4º, a forma e a periodicidade que o ONS deve encaminhar o PAR ao Ministério de Minas e Energia (MME) e o PMI à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Conheça o Tutorial do SGPMR.